sábado, 26 de janeiro de 2013

Patinação Artística no Gelo - Qualificação Olimpíadas Sochi 2014

- A Patinação Artística no Gelo será disputada em cinco provas, uma masculina, uma feminina e três mistas, sendo distribuídas 15 medalhas (5 de ouro, 5 de prata e 5 de bronze).
- As provas são: Individual Masculino, Individual Feminino, Pares, Dança no Gelo e Equipes.
- O número previsto de atletas é de 148 (74 homens e 74 mulheres).

- Cada país poderá qualificar até 18 atletas, sendo 3 competidores para a prova Individual Masculina, 3 atletas para a prova Individual Feminina, 6 competidores para a prova de Pares e 6 atletas para a prova Dança no Gelo.
- O primeiro critério de qualificação será baseado na posição dos atletas no Campeonato Mundial de Patinação Artística no Gelo 2013 da ISU (União Internacional de Patinação no Gelo) a ser realizado no Canadá, entre os dias 10 e 17 de março de 2013. Para cada prova será alocado um número diferente de vagas: Individual Masculina (24), Individual Feminina (24), Pares (16) e Dança no Gelo (19). Em cada prova separada, o país que enviar um patinador para o mundial poderá ganhar três vagas se seu competidor terminar até a segunda posição; para ganhar duas vagas deverá terminar até a décima colocação. O país que enviar dois patinadores para o mundial poderá ganhar três vagas se seus atletas terminarem até a décima terceira posição; para ganhar duas vagas deverá terminar até a vigésima oitava colocação. O país que enviar três patinadores para o mundial somente contará o resultados dos dois melhores para fins de classificação. Caso existam vagas remanescentes, os próximos países ranqueados, que ainda não tiverem vagas alocadas, terão direito a uma vaga até completarem o limite de vagas estipulada.
- O segundo critério de qualificação será a Competição de Qualificação Internacional Sênior a ser realizada na Alemanha, entre os dias 18 e 21 de setembro de 2013. Para cada prova será alocado um número diferente de vagas: Individual Masculina (6), Individual Feminina (6), Pares (4) e Dança no Gelo (5). Somente os países ainda não classificados em uma prova poderão enviar patinadores para a respectiva prova. Cada país poderá obter somente uma vaga por prova.
- O país-sede, Rússia, terá direito a uma vaga em cada prova. Caso não a tenha obtido pelos critérios anteriores, a última vaga da Competição de Qualificação Internacional Sênior será destinada ao país-sede.
- Na prova por equipes, dez países serão qualificados baseado no ranking formado pelos melhores resultados de cada prova nos seguintes campeonatos: Campeonato Mundial 2013, Etapas do Grand Prix 2013-2014, Final do Grand Prix 2013-2014, Campeonatos Continentais, Campeonato Mundial Júnior 2013 e Etapas do Grand Prix Júnior 2013-2014. O ranking final será divulgado após a Final do Grand Prix 2013-2014, em dezembro de 2013. Um país para ser elegível à vaga por equipe deverá ter vaga garantida em pelo menos três das demais provas. Os países que não tiverem representantes nas quatro provas terão direito a uma vaga adicional na prova em que não estive representado.
- Caso algum país desista de enviar um ou mais atletas, as vagas serão realocadas para os países, ainda sem vagas, nas posições subsequentes na Competição de Qualificação Internacional Sênior.

Links:
Qualificação ISU - PDF
União Internacional de Patinação no Gelo
Site Oficial - Sochi 2014
Confederação Brasileira de Desportos no Gelo

Um comentário:

  1. Foi linda a apresentação das atletas da patinação artística individual. Parabéns às atletas da Rússia, Japão e da Itália.

    ResponderExcluir