quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Skeleton - Qualificação Olimpíadas Sochi 2014

- O Skeleton será disputado em duas provas, masculina e feminina, sendo distribuídas 6 medalhas (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
- O número previsto de atletas é de 50 (30 homens e 20 mulheres).

- O primeiro critério de qualificação será baseado no "Ranking" da FIBT (Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton) formado pelos pontos somados por cada atleta nas etapas da Copa do Mundo, Copa Intercontinental, Copa Europa e Copa América da temporada 2013/2014 até o dia 19 de janeiro de 2014. Entre os homens, os trinta primeiros atletas ranqueados estarão qualificados para os Jogos Olímpicos de Sochi 2014. Cada país poderá ter até três atletas classificados, sendo no máximo três países com três atletas e sete países com dois atletas. Entre as mulheres, os vinte primeiros atletas ranqueados estarão qualificados para os Jogos Olímpicos de Sochi 2014. Cada país poderá ter até três atletas classificados, sendo no máximo dois países com três atletas e quatro países com dois atletas. O número de atletas por país poderá ser de no máximo seis.
- O país-sede, Rússia, terá direito a uma vaga em cada prova, caso não consiga pelo critério anterior, e desde que tenha participado de pelo menos cinco competições internacionais da FIBT, em três diferentes pistas, nas duas últimas temporadas, e esteja ranqueado entre os sessenta primeiros no ranking masculino ou entre os quarenta e cinco primeiros no ranking feminino. Nesse caso, o número de países classificados pelo critério anterior será diminuído para inclusão dos atletas russos.
- Cada um dos cinco continentes (África, América, Ásia, Europa e Oceania) deverá ter pelo menos um representante em cada uma das provas olímpicas, desde que tenha participado de pelo menos cinco competições internacionais da FIBT, em três diferentes pistas, nas duas últimas temporadas, e esteja ranqueado entre os sessenta primeiros no ranking masculino ou entre os quarenta e cinco primeiros no ranking feminino. Nesse caso, o número de países classificados pelo primeiro critério será diminuído para inclusão dos países dos continentes não representados.
- As vagas são sempre do país, que pode indicar outro atleta, desde que ele tenha participado de pelo menos cinco competições internacionais da FIBT, em três diferentes pistas, nas duas últimas temporadas, e esteja ranqueado entre os sessenta primeiros no ranking masculino ou entre os quarenta e cinco primeiros no ranking feminino. - Caso existam vagas para realocação, somente países ainda não qualificados poderão ser incluídos. O atleta do país deverá ter participado de pelo menos cinco competições internacionais da FIBT, em três diferentes pistas, nas duas últimas temporadas, e estar ranqueado entre os sessenta primeiros no ranking masculino ou entre os quarenta e cinco primeiros no ranking feminino.

Links:
Qualificação FIBT - PDF
Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton
Site Oficial - Sochi 2014
Confederação Brasileira de Desportos no Gelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário